sábado, 3 de agosto de 2013

CHILE - CHILIA - CHILE


Chile 1973

Que guardemos bem na memória todas as vítimas da Tirania, Ignorância e Fanatismo, venham de onde vierem! Que estejamos atentos à subversão da sagrada Liberdade!

«Ojala» Silvio Rodriguez (http://www.youtube.com/watch?v=u80ocuvZxmY)

«Ojala que las hojas no te toquen el cuerpo cuando caigan
para que no las puedas convertir en cristal
ojala que la lluvia deje de ser el milagro que baja por tu cuerpo
ojala que la luna pueda salir sin ti
ojala que la tierra no te bese los pasos.

ojala se te acabe la mirada constante
la palara precisa, la sonrisa perfecta
ojala pase algo que te borre de pronto
una luz cegadora, un disparo de nieve
ojala por lo menos que me lleve la muerte
para no verte tanto, para no verte siempre
en todos los segundos, en todas las visiones
ojala que no pueda tocarte ni en canciones

Ojala que la aurora no de gritos que caigan en mi espalda
ojala que tu nombre se le olvide esa voz
ojala las paredes no retengan tu ruido de camino cansado
ojala que el deseo se valla tras de ti
a tu viejo gobierno de difuntos y flores

ojala se te acabe la mirada constante
la palara precisa, la sonrisa perfecta
ojala pase algo que te borre de pronto
una luz cegadora, un disparo de nieve
ojala por lo menos que me lleve la muerte
para no verte tanto, para no verte siempre
en todos los segundos, en todas las visiones
ojala que no pueda tocarte ni en canciones»


Em 1975 Lisboa poderia ter sido Dili ou Santiago do Chile de 1973: o mau, incompetente e mal formado Kissinger, tal como Salazar, em vez de travar o avanço soviético, favoreceu-o com uma política externa desastrosa nos anos 70 do século XX, comprometendo seriamente o interesse dos EUA, nomeadamente com o desastre do Vietname! Os maus até pareceram bons para certas pessoas iludidas, face à maldade desse demente político.

A Liberdade foi profundamente desrespeitada e subvertida na moeda do poder chileno: milhares de vítimas após o derrube de um governo eleito democraticamente, liderado pelo socialista (não soviético) Salvador Allende. O simplista monetarismo de Friedman teve aí possibilidade de se experimentar e de posteriormente se expandir.

Timor foi invadida pela Indonésia autocrática, que tentou eliminar Timor Luso-Latino e Cristão através de muitos milhares de vítimas, com a total hipocrisia de muitos Estados, incluindo o do Vaticano.

Portugal em 1975 poderia ter sido vítima da demência política de Kissinguer, se tivesse prevalecido a sua perspectiva de força brutal tirana, ignorante e fanática (como no Chile) e não a perspectiva de consenso e de Liberdade, que o embaixador Carlucci defendeu, porque sabia que Portugal nunca cairia nas mãos do PCP alimentado indirectamente por Salazar e directamente pela União Soviética, como se veio a verificar com as forças democráticas lideradas pelo Partido Socialista a ganharem democraticamente as eleições de 1975, tendo o Presidente da República, General Costa Gomes, apesar das suas simpatias comunistas, a sensatez de fazer cumprir o espírito da Revolução de 25 de Abril de 1974: Democracia, após longas décadas de ditadura asfixiante em termos culturais, políticos e sócio-económicos, que atrasou ainda mais Portugal no seu caminho para o Desenvolvimento. Estes péssimos políticos que têm estado na posição e oposição em Portugal após a queda da ditadura, ainda são fruto dessa miséria de Cultura Política, que depois deu origem aos oportunismos materialistas, despesistas, irresponsáveis, aculturados, ligados a interesses de grupo ou pessoais, tenham eles o nome de Alberto João Jardim, Luís Filipe Meneses, Narciso Miranda, Valentim Loureiro, Armando Vara, Costa Freire, Torres Couto, não interessam os actores, interessa o Drama.

Chilena queimada viva por militares de Pinochet conta sua história
Carmen Glória Quintana, estudante, vítima sobrevivente em 1986 do regime autocrático de Pinochet, que pode contar o que lhe aconteceu.

QUE NUNCA MAIS A TIRANIA, A IGNORÂNCIA E O FANATISMO PREVALEÇAM NO CHILE, EM TIMOR E EM PORTUGAL!

Foto: AP
Museu da Memória e dos Direitos Humanos, em homenagem às vítimas da ditadura no Chile.

Timorenses expressam o seu sofrimento perante a opressão a que foram sujeitos pela Indonésia

Placa de homenagem a algumas das muitas vítimas da tenebrosa polícia política da ditadura de Salazar (PIDE) na sua antiga sede em Lisboa, naquela altura (25-4-1974) designada por DGS pela muito falsa «primavera marcelista», que manteve a ditadura até ao seu colapso e dando ainda mais força a outras tiranias, ignorâncias e fanatismos vindas da esquerda não democrática vencida definitivamente em 25 de Novembro de 1975.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário! Tibi gratiās maximās agō enim commentarium! Thank you very much for your comment!