sábado, 5 de abril de 2014

AUTOMÓVEL - AUTOCINETUM - AUTOMOBILE

http://online.jornaldamadeira.pt/sites/default/files/imagecache/400xY/peugeot2262131173685664255.jpg
In few words the actual leader of PSA (Peugeot Citroên), the French Group of Automotive, the Portuguese Carlos Tavares, explained a synthetic SWOT analysis about the competitivity of Portugal and Europe, in him recently visit to the PSA factory of Mangualde - Guarda - Portugal (3-4-2014 http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/carlos_tavares_fabrica_de_mangualde_continuara_activa_se_alguem_lhe_der_essa_garantia_nao_acredite.html):

ENERGY AND LOGISTIC: WT Weakness, Threats

«O custo da energia é 40% superior a França o que é uma penalidade muito grande, porque a indústria automóvel usa muita electricidade sobretudo na pintura. Os custos de energia para um país como o nosso têm de ser os mais baixos possíveis e é difícil, obviamente.

Este é um factor de não competitividade. Tudo o que puder ser feito para melhorar os preços da energia vai ajudar não só a indústria automóvel mas muitas outras indústrias. Temos uma força que é a nossa energia renovável, e podemos trabalhar para fazer com que a energia limpa baixe os custos para sermos mais competitivos (...)

A única coisa que nos protege, e nós portugueses percebemos isso muito bem, é a nossa performance e os nossos resultados. Tudo o resto são palavras. Quando as unidades se inscrevem numa dinâmica de progresso que lhes permite melhorar o ranking de competitividade das unidades europeias, é evidente que a empresa tem interesse em usar as melhores fabricas que tem a sua disposição (...)

Nós europeus temos de estar muito atentos e conhecemos bem o que é o perigo do ‘status quo’ e que é um perigo de morte. Qualquer que seja  a nossa posição hoje, e a de Mangualde é boa”.  “O que importa não é só a posição em que estamos actualmente, mas a dinâmica de progresso
Uma coisa é olhar para o ranking em papel, e isso posso fazer num minuto. O que me interessa não é só o ranking de hoje. É isso, e a dinâmica de progresso. É importante, e é por isso que passo muito tempo nas fábricas (...)

Para que o pólo industrial de Vigo Mangualde possa continuar a avançar, tem de ser mais competitivo do que as fábricas na Alemanha, na Grã- Bretanha, ou outras fábricas na Europa de Leste. Aí é que está o ponto essencial: a que velocidade é que se está a progredir nesse pólo industrial para que a velocidade seja maior do que a que existe na média europeia. [E para isso precisa da ligação ferroviária eficiente e eficaz que ligue Mangualde a Vigo e ao seu porto]

[80% dos carros vendidos na Europa,  são fabricados na Europa por causa dos seguintes factores:
- custos-riscos de logística;
- barreiras aduaneiras;
- riscos cambiais.]

Se os meus carros forem os mais atractivos de melhor performance e mais baratos o cliente vai escolher os meus carros, dentro da empresa é igual. Se uma fábrica fizer carros e grande qualidade por um custo mais baixo, com uma grande flexibilidade, o patrão da empresa tem todo o interesse em escolher essa fabrica porque é ela que me dá os melhores resultados (...)» Carlos Tavares

CREATIVITY, IMPROVISITION, FLEXIBILITY: SO Strenght, Oportunities

Essa fábrica tem uma particularidade que é ter uma cultura de resolver os problemas com frugalidade e generosidade. É um dos trunfos da fábrica, fiquei muito surpreendido como operam certas máquinas e se faz a montagem do automóvel. Achei estupendos e não encontrei noutras fábricas (...)
recuperação [de robots] de outras fábricas, que depois foram modernizados dentro das nossas instalações em Portugal (...) A questão não foi ir ter com o patrão a chorar para ter robots novos. A questão foi: ‘diga-me onde há robots disponíveis, vamos lá buscá-los, vamos modernizá-los e vamos utilizá-los e aplicá-los com um custo de investimento muito pequeno (...) isso permite à fábrica ser mais eficiente e fazer investimentos pequenos (...)

[Solução para o problema das poeiras que circulam no ar em] qualquer parte do Mundo (...) vamos criar uma instalação metálica com um sistema de extracção de poeira, dois compressores, quatro filtros e com um custo de manutenção anual que é um balúrdio. [Em Portugal:] Fizeram um túnel muito simples, ou seja, uma pequena tenda em forma de túnel com uma cobertura plástica muitíssimo bem feita e leve, com um cumprimento de 50 ou 100 metros. Assim, os carros entram naquele túnel e depois passam para a pintura limpos (...)

O importante é resolver as questões de forma frugal e não sair de uma sala de reuniões a dizer: 'Consegui, o patrão aceitou o meu orçamento de despesa'. Isso não tem mérito, o mérito está na resolução do problema de forma eficiente por um custo bastante baixo (...)

É uma fábrica pequena que está muito bem gerida, que tem uma capacidade relativamente pequena de 70 mil automóveis. Está bem dimensionada para ser relativamente eficiente (...) Fiquei muito agradavelmente surpreendido com a qualidade de acabamento dos automóveis. Passo muito tempo a verificar a qualidade dos automóveis na linha de montagem e achei que a qualidade de acabamento dos carros estava óptima» Carlos Tavares

WHAT DID THE PORTUGUESE GOVERNMENT TO SOLVE THE ENERGETIC AND LOGISTIC WEAKNESS AND THREATS?! SPEND MORE MONEY IN STUDIES, SUPPORTED THE ABUSE OF DOMINANT POSITIONS BY EXCESSIVE RENTS BY PRIVATIZATIONS WITHOUT DEFENCE OF NATIONAL INTEREST!


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/32/Roue_primitive.png/569px-Roue_primitive.png
The primitive wheel was in solid wood

AUTOMOTIVE

All begin by wheel
So good that Human feel
From the power of horses with flower
To the motor with horsepower

From few persons
To many daughters and sons
The dialectic and Socialized Capital
Escape from it final

From horrible wars to happy peaces
The German dialectic created many golden pieces
Machine of fashion
Status and power ilusion

What a great "Humanatural" confusion
Watt gave auto for mobile utility converted in show
Behind the rain and the snow
Belonging to the world of Human action

All turned more near
The impossible distance desappear
The potential appear
To an eco friendly spear

Right in the target
To the better World way
With peaceful energy that we get
PAX ET AMOR that We pray 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário! Tibi gratiās maximās agō enim commentarium! Thank you very much for your comment!