terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

NÃO EX MINISTRO - NON PRIORIBUS MINISTER - NO FORMER MINISTER



Com o assalto fiscal de 2012 era evidente
Que a desigualdade ia aumentar de uma forma indecente
O Ministro das Finanças muito manipulador
Ainda foi buscar Gini para legitimar a dor

Mas seja qual for o indicador
Em 2013 é o aumento da desigualdade
Que corresponde à verdade
Tal como o Ministro era e é do FMI trabalhador

O monstro estatal absorveu os constitucionais impostos
O satus quo manteve-se com os interesses bem dispostos
E a dívida pública continuou sempre a aumentar
Com a oligarquia a manobrar, para continuar a mandar

«O aumento da despesa para o Estado que resulta destas reposições será compensado por medidas de carácter fiscal. Estas medidas visam claramente, uma distribuição mais equitativa no esforço de consolidação orçamental entre o sector público e o sector privado, por um lado, e entre rendimentos do trabalho e rendimentos do capital, por outro.
A repartição do esforço entre o sector público e o sector privado, será alcançada por via dos impostos directos, com particular incidência para o IRS. Assim, o número de escalões do IRS será reduzido dos actuais 8 para 5. (...) Para o total da Economia, com as alterações propostas (...) a taxa média efectiva do IRS passa de 9,8% para 11,8%. (...) quanto maior o rendimento, maior a taxa média de imposto. (...) o esforço é pronunciadamente maior nos níveis mais elevados de rendimento. (...) o Índice de Gini tem uma variação de 2,5% revelando uma diminuição significativa da desigualdade por esta via. (...)
(...) será ainda introduzida uma sobretaxa de 4% sobre os rendimentos auferidos no ano de 2013. (...) A taxa média efectiva do IRS aumenta para 13,2%.
Para os contribuintes com rendimentos mais elevados e tal como em 2012, (...) os contribuintes do último escalão estarão sujeitos a uma taxa adicional de solidariedade de 2,5%.» Ministro das Finanças Vítor Gaspar 3-10-2012


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário! Tibi gratiās maximās agō enim commentarium! Thank you very much for your comment!