quinta-feira, 19 de julho de 2012

EDUCAÇÃO - EDUCATIO - EDUCATION


 Representada por «Historia» de Nikolaos Gysis (1892)

As Filhas e os Filhos da Nação Portuguesa são continuamente sujeitos a experiências pedagógicas, a uma contínua instabilidade educativa ao sabor dos humores das pobres elites, que oscilam entre o facilitismo para as estatísticas do Eurostat ou o pseudo rigor dos que são muito rigorosos com os outros e nada rigorosos com eles próprios, muito aculturados pelo exterior e aculturantes.

Depois de uma educação minimizada no Estado Novo, a educação massificada após o 25 de Abril e agora a educação elitista? Respeito pelos Filhos e Filhas da Nação!
Fazer exames ditos «nacionais» (seria melhor chamar-lhe estatais) mais difíceis ou mais fáceis porquê? Esta aleatoriedade é inadmissível. Não é num exame ou numa oral, com «minas e armadilhas» que se avalia uma Pessoa, é pelo no seu trabalho ao longo do ano.

Os «numerus clausus» («closed number») de acesso aos cursos universitários de Medicina são um bom exemplo do ridículo em que caem as nossas pobres elites e da falta de respeito que têm pelas pessoas: quantos excelentes potenciais Médicos se perderam e que tanta falta fazem à Nação? 

As empresas e as outras instituições portuguesas que criam Valor para Portugal e para o Mundo, podem influenciar a Educação para a apoiar nesse sentido, para ao realizar o imenso potencial dos jovens estar a realizar a afirmação da Nação no Mundo. Com a profunda reforma do Estado, podem-se abrir mais espaços para a realização do social dos ex-estudantes e futuros profissionais, acabando-se com posições conquistadas e continuadas sem mérito, baseadas em regras gerais fomentadoras da inércia e do grande desfasamento entre o Estado e a Nação. Mas cuidado com a passagem do «8 ao 80» e com as profundas injustiças que se poderão cometer com excelentes «empregados públicos», que tanto têm dado à Nação!  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário! Tibi gratiās maximās agō enim commentarium! Thank you very much for your comment!