WELCOME LATIN SISTERS AND BROTHERS OF MOLDOVA. GOD BLESS YOU!
«Viceprim-ministrul, ministrul Afacerilor Externe şi Integrării Europene, Natalia Gherman, efectuează, în perioada 28 - 29 mai 2014, o vizită de lucru în Portugalia, la invitaţia omologul portughez, Rui Machete.
Şefa diplomaţiei de la Chişinău va avea întrevederi cu viceprim-ministrul Paulo Portas şi ministrul Afacerilor Externe, Rui Machete, potrivit unui comunicat al MAEIE. În cadrul întrevederii cu omologul portughez va fi semnat un acord privind transporturile internaţionale de mărfuri şi pasageri. Cei doi oficiali vor susţine şi o conferinţă de presă comună.
Programul vizitei mai include o întâlnire cu reprezentanţii comunităţii de moldoveni din Portugalia.
De asemenea, ministrul Natalia Gherman va acorda un interviu pentru cotidianul portughez „Diario de Noticias”.» http://www.prime.md/rom/news/politics/item8992/
«Portugal e a Moldávia assinaram hoje em Lisboa um acordo sobre transportes rodoviários de passageiros e mercadorias, que também terá um impacto imediato na comunidade imigrante moldava no país e um aumento das trocas comercias.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português Rui Machete formalizou o acordo no Palácio das Necessidades, ao receber a sua homóloga moldava Natalia Gherman, de visita oficial a Portugal.
"O acordo deverá ainda possibilitar um amento das trocas comerciais, mas aplica-se também ao transporte de passageiros, criando uma base legal que poderá facilitar a deslocação entre os dois países de muitos cidadãos moldavos e binacionais que residem em Portugal", disse Machete durante uma conferência de imprensa conjunta.
Machete congratulou-se ainda com o protocolo assinado em 28 de abril entre a Moldávia e a União Europeia (UE), que permite a entrada dos cidadãos moldavos no espaço Schengen sem a obrigatoriedade de visto, por um período de 90 dias, e considerou que a assinatura do acordo de Associação e comércio livre, previsto para 27 de junho, contribuirá para uma "maior proximidade" entre Bruxelas e Chisinau.
A sua homóloga moldava, filha do antigo presidente da Moldávia Mircea Snegur (1990-1997), sublinhou por sua vez a vocação europeia do seu país, recordou que a língua oficial desta ex-república soviética situada entre a Roménia e a Ucrânia é o romeno, "proveniente da família linguística latina", e assegurou que o seu país "está determinado" em tornar-se num Estado-membro da UE.
Numa referência ao recente acordo de 28 abril, muito bem recebido pelos moldavos, a vice-primeira-ministra e ministra dos Negócios Estrangeiros e Integração Europeia assegurou que "a voz de Portugal foi ouvida no processo de decisão", abrindo novas oportunidades para o reforço das relações entre Lisboa e Chisinau.
Para além do acordo bilateral sobre transporte de passageiros e cargas, a responsável moldava destacou novas iniciativas. "Concordámos em terminar o processo de negociação nas áreas da educação, justiça, cultura e outros, porque a nossa relação é rica e estamos determinados em prossegui-la e consolidá-la".
A concretização do processo de "reformas pró-europeias", com a "ajuda" de Portugal, o reforço da cooperação bilateral nas áreas dos assuntos internos, justiça, energia e educação, a troca de experiências na área da agricultura e na produção agroalimentar foram outros aspetos destacados pela chefe da diplomacia moldava, que hoje também se reuniu com o vice-primeiro-ministro Paulo Portas e na quinta-feira vai encontrar-se com o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
"As oportunidades estão perante nós", assegurou Natalia Gherman, que ainda hoje esteve presente a inauguração do consulado honorário da Moldávia em Benavente.
A responsável moldava também sublinhou a importância da Conferência de investimentos europeia prevista para 12 de junho na capital do seu país. "Convidei a comunidade empresarial portuguesa para participar no acontecimento e aperceber-se das novas oportunidades que o país pode oferecer", disse, antes de se referir "histórico acontecimento de 27 de junho", o Acordo de associação e de uma aérea de comércio livre entre a Moldávia e a UE "e que nos tornará num parceiro mais atrativo para os investimentos portugueses".» http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-05-28-portugal-e-moldavia-assinam-acordo-sobre-transportes-rodoviarios-e-vao-reforcar-relacoes-bilaterais
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário! Tibi gratiās maximās agō enim commentarium! Thank you very much for your comment!