sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

NAÇÃO - NATIO - NATION

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAOhvKbgg9Ja43mzpt0AheH-0KdbwJYjpQ2OzFvXO21aBSgiqATmidtMQwgmtc2fBWTqwguuJ8sEUUiLyh3is2iHn75RyLpQX9b41h-fKBfEZxxu1BoK27gb6DniaxHS5zzMAQFSQBULM/s1600/Lisboa+reconstru%25C3%25ADda+Francisco+dos+Santos.jpg

NATIO where we were born, where the Life win
Nation where we share the same origin
From where we live the common language and ancestry
Which we have passion for her culture and History, for the nationality

Nation of emotions where we create our Love and Family
Land of longing and missing where we create our destiny
Where musics score our infinite forking paths
Our finite and wonderful breaths

I´m a passioned nationalist
I´m a Christian Humanist Latin Lusitanian, I´m an afectuous universalist
I feel the Nation, I deeply love my Nation
I like all Nations and them personalities, them Persons, what a wonderful sensation


NATIO onde nascemos, onde a Vida vingou
Nação onde partilhamos a mesma origem que nos criou
De onde vivemos as comuns linguagem e ancestralidade
Da qual temos paixão pela sua cultura e História, pela nacionalidade

Nação onde criamos o nosso Amor e Família, imensas emoções
Terra de saudade onde criamos os nossos destinos
Onde as músicas marcam os nossos infinitos e bifurcados caminhos
As nossa finitas e maravilhosas respirações

Eu sou um apaixonado nacionalista
Eu sou um Cristão Humanista Luso Latino, afectivo universalista
Eu sinto a Nação, eu amo profundamente a minha Nação
Eu gosto de todas as Nações e das suas personalidades, das suas Pessoas, que maravilhosa sensação!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

COLÔMBIA PORTUGAL III - COLUMBIA LUSITANIA III - COLOMBIA PORTUGAL III



Portugal reforça a emissão de vistos para atrair mais turistas e negócios. Colômbia, Emiratos Árabes Unidos, Rússia, Índia e China são considerados mercados prioritários pelo Governo de Portugal.

A procura turística por pessoas colombianas pelo destino Portugal  tem aumentado mais de 20% ao ano desde 2009.

«(...) a partir de Julho, a TAP inaugura quatro vôos semanais directos entre Lisboa e Bogotá, o que trará um incremento muito grande aos negócios e turismo» Germán Santamaría Barragán, Embaixador da Colômbia em Portugal

Os bilhetes já estão à venda no site da TAP em http://www.flytap.com/Portugal/pt/Homepage?GORMPTJUL1&gclid=CP2l7bymorwCFYjLtAodsCEAlg
http://corredorazul.net/system/images/BAhbBlsHOgZmSSIuMjAxMy8xMS8wNS8xMF8zM180OF8zMjlfMzFfb3V0LjEzXzA1My5qcGcGOgZFVA/31%20out.13%20053.jpg
Germán Santamaría Barragán junto a matéria prima, cortiça de sobreiro em que Portugal é o 1.º produtor a nível mundial.
http://www.portugalcolombia.com/wp-content/uploads/2013/05/headerPC_3.png
A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana foi fundada no dia 7 de Maio de 2012 e tem por objectivo fomentar as relações económicas e culturais bilaterais entre a Colômbia e Portugal.
http://www.portugalcolombia.com/
http://www.portugalcolombia.com/wp-content/uploads/2012/05/DSC00144.jpg
http://www.portugalcolombia.com/wp-content/uploads/2013/11/PB050165.jpg
Rosário Marques, Diretora Executiva da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana
http://www.portugalcolombia.com/wp-content/uploads/2013/11/colombia-portugal-2.jpg
http://www.portugalcolombia.com/wp-content/uploads/2013/11/colombia-portugasl.jpg

http://www.portugalcolombia.com/wp-content/uploads/2013/11/colombia-Final.jpg
http://www.portugalcolombia.com/wp-content/uploads/2013/11/conviteBogota25.11.2013-01.jpg
http://www.portugalcolombia.com/wp-content/uploads/2013/11/cali29.11.2013-0.jpg

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SER CUIDADOSO, CUIDAR - ET CAVE - BE CAREFUL, TAKE CARE



«Nós temos ainda neste momento por saber ao certo por exemplo, qual é que foi a evolução do Produto Interno Bruto em 2013, se há ou não uma revisão das condições para 2014, julgamos que possivelmente haverá, é muitoo imporrtante perceber qual será o enquadramento em termos de mercados e em termos económicos da própria zona euro, e este 1.º trimestre provavelmente dar-nos-à informação relevante sobre esta matéria. O que o Governo entende é que é de facto cedo para tomar uma decisão num sentido ou noutro, Não excluímos a possibilidade de um programa cautelar, não excluímos a possibilidade de uma saída sem programa cautelar (...)» Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, 27-01-2014
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS5hhsp4e2gTk1LU3Yi0DFfKeVXf3chZe7hiWiIeY19jWRxCrY5A Ministra das Finanças tenta explicar ao céptico e latinoalérgico social democrata holandês e presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, as possibilidades de Portugal?

O Tribunal Constitucional alemão pode comprometer o novo programa de compra de dívida dos países mais vulneráveis por parte do Banco Central Europeu (OMT).
http://www.abola.pt/img/fotos/mundos/politicos/mariaalbuquerque5.jpg
Em 7 de Abril de 2011 o Governo de Portugal solicitou e em 17 de Maio de 2011 Portugal comprometeu-se com o Programa de Assistência Financeira apoiado pelo BCE, CE e FMI (Troika). O comissário europeu Oli Rehn afirmou em 21-01-20114 que foi «uma reacção nacional tardia, pois, embora o programa tenha começado no Verão de 2011, recordo as minhas primeiras conversas com o ministro das Finanças de Portugal em Junho de 2010, um ano antes disso, sobre um possível programa de ajustamento económico, porque vimos que a situação económica de Portugal estava a ficar cada vez mais e mais fraca (...) quanto mais cedo Portugal actuasse para ter sucesso no seu reequilíbrio (...) teria sido melhor (...) antes de estar encostado à parede, em Abril de 2011 (...) na ausência de um programa, as consequências sociais teriam sido ainda muito mais duras.»

Mais duras para quem? Para a Sociedade Política? Para o Estado? Para a Banca? Para a Madeira e para o seu líder? Para as PPP? Para os Laboratórios Farmacêuticos que tiveram a empolar as necessidades de fármacos em Portugal à conta de um SNS permissivo? Para as empresas públicas e municipais? Para certos empregados públicos que exploram o Estado? Para os Swaps comprometidos? Para os accionistas e credores do BPN e do BPP se não se tivesse decidido muito mal em 2009 nacionalizar esse escândalo e cobrir compromissos com bancos internacionais? Para os fornecedores de submarinos se se tivesse posto em causa o negócio escandaloso? Para quem?

O Programa poderia ter sido concebido e aplicado de outra forma: a reforma do Estado era a primeira prioridade e não o «front loading», a «desvalorização interna», que foram erros grosseiros despejados sobre os países sob intervenção!!!

Nenhum dos actores foi mau, foram todos péssimos: Teixeira dos Santos, José Sócrates, Oli Rehn, Durão Barroso, Dominique Strass-Kahn, Angela Merkel, Wolfgang Schäuble, Passos Coelho, Eduardo Catroga, Paulo Portas, Carlos Costa, Vítor Gaspar, António Borges e muitos outros, todos fragilizaram e muito Portugal sobre a fragilização que já tinha sido realizada há anos, décadas e séculos!

BE CAREFUL WITH PORTUGUESE, WITH EUROPEANS, WITH IMIGRANTS, WITH PERSONS! YOU ARE ALL BAD POLITICIANS, YOU DON´T TAKE CARE EUROPE!

domingo, 26 de janeiro de 2014

PARTIDOS POLÍTICOS - FACTIONIS POLITICAE - POLITICAL PARTIES


http://novorumoparaportugal.pt/conferencias/conferencia-nacional-boa-governacao

http://d20u6ot56f4fzq.cloudfront.net/images/Foto_Noticias/2014/ccbsg25-01-2014.jpg

«(...) país tem um problema de organização e muitas vezes de competência (...) Precisamos de fazer diferente. (...) Um bom Governo não tem só de cumprir as suas promessas. Isso não é pouco, mas tem de ser capaz de liderar, de mobilizar (...) energias renováveis, numa economia mais verde, na agricultura biológica (...) plano concreto (...) indústria (...) nos serviços (...) saber (...) criação de empresas de base tecnológica.
O Governo está numa autêntica campanha eleitoral. Não passa de um vendedor de ilusões, gerando a ilusão de que o país está a sair da crise (...) um ou outro indicador económico melhorou mas o País está pior do que há dois anos e meio, mais pobre e desigual (...) Não tinha que ser assim (...) não vai ser assim. (...) É preciso fazer o que nunca foi feito. Nalguns casos temos de fazer roturas pensadas, roturas planeadas. Não roturas à mercê de curto prazo ou experimentalismo social, mas roturas que acabem com privilégios na sociedade portuguesa e promovam um país mais coeso e com menos desigualdade (...) Aqueles que julgam que conseguimos sair da crise para voltar dentro de pouco tempo aos tempos que nos trouxeram a ela estão profundamente errados (...) um bom governo (...) mão férrea na gestão de dinheiros públicos (...) ao mesmo tempo mobilizar os portugueses em torno de um projeto que torne o país menos desigual.
(...) é necessário um novo Contrato de Confiança com os portugueses, que legitime a governação, mas também que mobilize os portugueses para a mudança. Um Contrato de Confiança que promova a riqueza do país (...) Educação, Saúde e Segurança Social (...) prioridades (...) funções sociais do Estado (...) celebrar um novo compromisso que as torne sustentáveis (...) novas formas justas de financiamento
Este Governo está a prestar um mau serviço ao país (...) não está certo o Governo tentar iludir os portugueses. Na mesma semana em que milhares de portugueses viram as suas folhas de vencimento e as pensões cortadas, o Governo abre garrafas de champanhe e diz que tudo está a correr bem. Isso não está certo, nem é justo (...)  é necessário apelar à União Europeia para que corrija os desequilíbrios que criou.» António José Seguro (líder do PS)
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/p180x540/1496145_10152288167570572_869869027_o.jpg
http://novorumoparaportugal.pt/Assets/documents/conferences/images/novo-rumo2_3.jpg
Manuela Arcanjo, economista e investigadora, anterior Ministra da Saúde e Secretária do estado do Orçamento de um Governo liderado pelo PS, professora do ISEG, defendeu que um futuro governo que possa ser liderado pelo PS deve fundamentar a sua acção no conhecimento da realidade económico-social de Portugal e ser rigoroso na sustentação das suas alternativas de Política Económico-Social à austeridade. Salientou o evitável empobrecimento da «classe média», o forte aumento da pobreza provocado por um Orçamento do Estado como o de 2013 de «pagar impostos, fazer o menor consumo possível e idealmente as pessoas morrerem antes que o Estado comece a pagar a pensão», que deverá ser contrariado por um novo rumo para o Desenvolvimento de Portugal.

Nuno Cunha Rolo (LIPP - PS) abordou:
«(...) redução do número de deputados (...) definição do papel do ministro, do secretário de Estado e até do deputado (...) vinculação pessoal antes sequer das eleições (...) assinatura de um código de ética (...) dedicação exclusiva.
(...) funções do Estado (...) repensadas (...) algum recuo (...) devolução de poderes à comunidade (...) organização mais ágil e flexível» 

O Partido Socialista está a reflectir sobre a reforma da Sociedade Política e do Estado. O Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP) tinha realizado em Maio de 2012 o «sumário das recomendações políticas»:
- «Insistir na reforma do sistema eleitoral»;
- «abrir as listas partidárias e permitir as escolhas por parte dos cidadãos»;
- «contrariar o comportamento oligárquico por parte dos agentes políticos»;
- «fomentar a renovação dos mandatos»;
« reduzir o financiamento partidário nas campanhas».

O jornalista João Pedro Henriques do Diário de Notícias (26-01-2014) refere que o politólogo André Freire entregou ao PS uma proposta de os eleitores poderem escolher os deputados na Assembleia da República a partir das listas apresentadas pelos partidos políticos, mas que a mesma teria sido «chumbada internamente» e que o debate estaria centrado nas seguintes ideias:
- criação de círculos uninominais, de um só deputado, possível em termos constitucionais;
- um membro do governo teria que ter legitimidade eleitoral, ser eleito com representante (deputado);
- limitação de mandatos para deputados.

http://imagens1.publico.pt/imagens.aspx/822331?tp=UH&db=IMAGENS
O pseudo Partido Social Democrata (PSD), na verdade Partido Popular Democrático (PPD), num universo de 46.430 potenciais eleitores, reelegeu Passos Coelho presidente do partido com 15.524 votos dos 17.662 votos (88%, 1492 votos em branco e 646 nulos). Em 3 de Março de 2012 Passos Coelho concorreu também sem oposição e obteve 17.499 votos (95,5%). Em 2010 tinha obtido 31671 votos e com apenas esses votos liderou o maior partido da oposição, iludiu as pessoas e prejudicou fortemente Portugal.

«Não enfrentaremos o futuro pensando que todos os cortes que tivemos de fazer permanecerão. Muitos deles são transitórios, na medida em que dependerão agora da forma como a nossa economia vier a recuperar. Mas não temos condições nesta altura para fixar uma data precisa no nosso calendário para repor seja pensões, seja salário». Na campanha eleitoral de 2011 não falou assim ...

Teresa Leal Coelho (PSD) referiu em entrevista ao Diário de Notícias (26-01-2014) que «uma grande parcela dos meus colegas consideravam-se não mandatados (...) que a matéria não foi refletida, nem objecto de campanha eleitoral ou sinal do eleitorado». A «matéria» era o «front loading», a carga brutal de impostos, a não realização de uma profunda reforma do Estado e da Sociedade Política a partir de pelo menos 2011? Não. Era um tema de defesa de um loby minoritário mas com influência política que o PSD empurrou para uma proposta de referendo sobre a «matéria», aumentando o tempo gasto na mesma em contraste com questões sociais muito mais prioritárias e necessárias decorrentes dos erros da Troika e do governo.

http://expresso.sapo.pt/imv/2/15/806/drago1-d44b.jpgAna Drago, antiga deputada, demitiu-se da Comissão Política do partido trotskista Bloco de Esquerda: «(...) a direção política do Bloco de Esquerda não se mostrou disponível para iniciar um debate programático com alguns dos possíveis participantes nessa convergência. Com essa exclusão antes mesmo de se debater um programa conjunto para as eleições europeias, a possibilidade de uma candidatura alargada fracassou (...) era um passo essencial na construção de uma alternativa de esquerda para o país».

Com o Bloco de Esquerda a partir-se e a não se unir a outros partidos que surgiram no seu espaço, surgiu uma nova proposta:
«(...) democracia participativa e a democracia representativa. (...) Todos os partidos presentes hoje em dia no Parlamento defendem a democracia representativa. São representantes eleitos e perante os quais os cidadãos pouco controlo têm, a não ser de quatro em quatro anos poderem mudar ou rodar (...) democracia 2.0, mais avançada, que permita, que os cidadãos participem mais nos assuntos que lhe dizem respeito, à sua rua, ao seu bairro, à sua comunidade.
(...) dar o salto na qualidade da democracia da aproximação entre eleito e eleitores.

(...) democracia interna, que espelha o que se defende para a democracia externa. (...)
Terão sempre uma palavra naquilo que será o voto expresso do nosso representante no fórum onde ele for eleito, seja autárquico, ou legislativo.
(...) são indivíduos com preocupações cívicas e políticas, mas que não se integram e não se sentem representados por nenhum partido (...) não têm que ser de Esquerda nem de Direita.
A democracia participativa e directa não implica que haja uma formatação mental sobre o que a pessoa vai votar sempre. Vai decorrer sempre da vontade dos cidadãos que influenciarem o voto do seu representante no parlamento. Estamos além dessa separação clássica e anacrónica de Esquerda e de Direita. (...)
7 Ideias para Portugal: mobilizar todos os portugueses, não à partidocracia, sim às candidaturas independentes, uma sociedade mais justa e inclusiva, mais transparência e responsabilização, um novo paradigma económico, um ambiente sustentável e eixos estratégicos nas relações internacionais: Europa e Lusofonia.» Rui Martins +DP Mais Democracia Participativa

VOLUME DE NEGÓCIOS, EMPREGO E EXECUÇÃO ORÇAMENTAL - NEGOTIUM OCCASIO LABORIS ET AERARIUM EXECUTIONE - TURNOVER, EMPLOYMENT AND BUDGET EXECUTION

http://www.tvi24.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/13956049/550
«(...) expurgados todos os efeitos extraordinários em 2012 e 2013, tivemos um défice em 2012 de 5,8% e em 2013 de 5,2% (...) sendo sempre o exercício orçamental rodeado de riscos internos e externos e de factores que não conseguimos prever, quando o nosso ponto de partida é mais favorável do que o que tínhamos assumido, naturalmente que os riscos ficam mais balanceados (...) muito trabalho pela frente (...) Não estamos ainda onde queremos chegar, mas estamos mais perto (...)
Este governo já deu provas de ser conservador nas suas previsões, e prudente (...) tudo indica que o cenário macro continua a ser melhor (...) desenvolvimentos positivos em todas as frentes (...)». Maria Luís Albuquerque, 24-01-2014

Minister of Finances said positive figures in all fronts? No! In external markets and food chain of value (agriculture, retail sales food predominancy) yes! In the other economic activities still a strong accumulated decrease ...

In employment and wages we have good signals? The last dat available (January-November of 2013) show negative figures in all economic activities:



Budget execution show very clear the brutality of the taxes over Families (IRS), increase of 3.222,1 millions € (+35,4%) and taxes over Companies, increase of 808,3 millions € (+18,8%)! Despite that the global balance was -7.863,6 millions €! This is the consequence of don´t exist a deep reform of State in acts not only in words.


sábado, 25 de janeiro de 2014

I GUERRA MUNDIAL - PRIMUM BELLUM ORBIS TERRARUM - I WORLD WAR

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e4/Track_of_Lusitania.jpg
«The track of Lusitania. View of casualties and survivors in the water and in lifeboats» William Lionel Wyllie (1915)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/92/Torpedoed_Lusitania_diagram.jpg
torpedoed Lusitania 
Mary Evans Picture Library
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e1/Lusitania_warning.jpg/213px-Lusitania_warning.jpghttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4c/German_Submarine_Zone_February_1915_after_Reynolds_et_al.jpg/462px-German_Submarine_Zone_February_1915_after_Reynolds_et_al.jpg
«A warning issued by the Imperial German Embassy in Washington about travelling on Britain's RMS Lusitania» 1915 (Robert Hunt Picture Library) and the submarine warfare zone around the United Kingdom, declared by Germany (1915) Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/RMS_Lusitania)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/be/Drawing_of_the_First_class_dining_saloon_of_the_RMS_Lusitania_%28style_Louis_XVI%29.jpg/423px-Drawing_of_the_First_class_dining_saloon_of_the_RMS_Lusitania_%28style_Louis_XVI%29.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Drawing_of_the_First_class_dining_saloon_of_the_RMS_Lusitania_%28style_Louis_XVI%29.jpg

http://img.groundspeak.com/waymarking/large/26323ff6-a13c-4f15-977c-53ee6fb56a05.JPG

«Lusitania Peace Memorial» - Cobh, County Cork, Ireland

SHAME!

«LUSITANIA» was the name of an ocean liner destroyed by a German submarine in 1915. Is an example of a brutal chain of destruction that begining by a casus belli linked to the confusion of Balkans between Austro--Hungarian Empire, Otoman Empire and Russian Empire.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/9/9b/Sophie%2C_Duchess_of_Hohenberg.jpg/472px-Sophie%2C_Duchess_of_Hohenberg.jpgSophie, Duchess of Hohenberg
The terrorist act in 1914 at Sarajevo, Condominium of Bosnia and Herzegovina, against Franz Ferdinand, Archduke of Austria-Este and Sohie, Duchess of Hohenberg triggered a war chain that begun by Austro-Hungarian declaration of war against Kingdom of Serbia, supported by Russia. Bosnian Serbs are persecuted by Bosniaks and Bosnian Croats. These are the manifestation of roots linked to XIX century and XX century partition of Otoman Empire.
http://pages.uoregon.edu/kimball/images/frn.MPR.1912-1913.BAL.wrx~Anchor120.jpg
http://pages.uoregon.edu/kimball/wrx.total.htm

File:Map Europe alliances 1914-en.svg
«Map of military alliances of Europe in 1914» Historicair (Wikipedia) http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5/deed.en

 Another kind of roots was a deep net of aliances, the linkages between Russia intervention and Germany intervention. Germans leaders created an autist vision of win Western Front (flancks of France by Belgium and Luxembourg) and after win East Front (Russia). When Germans invaded the neutral Belgium with atrocities, England (United Kingdom) react.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3e/Stabilization_of_Western_Front_WWI.PNG
«Map of the Western Front, World War I» The History Department of the United States Military Academy

This is a Russian representation by a poster (2014) of «Triple Entente» allies: France (Marianne with symbol of Love, Charity), Russia (Mother Russia with symbol of Faith) and England (Britannia with symbol of Hope)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0c/Triple_Entente.jpg
Italy (2015), Romania and Portugal (2016), Brazil and United States of America (1917) joined Allied Powers.

"Romanians!
The war which for the last two years has been encircling our frontiers more and more closely has shaken the ancient foundations of Europe to their depths.
It has brought the day which has been awaited for centuries by the national conscience, by the founders of the Romanian State, by those who united the principalities in the war of independence, by those responsible for the national renaissance.
It is the day of the union of all branches of our nation. Today we are able to complete the task of our forefathers and to establish forever that which Michael the Great was only able to establish for a moment, namely, a Romanian union on both slopes of the Carpathians.
For us the mountains and plains of Bukowina, where Stephen the Great has slept for centuries. In our moral energy and our valour lie the means of giving him back his birthright of a great and free Rumania from the Tisza to the Black Sea, and to prosper in peace in accordance with our customs and our hopes and dreams.
Romanians!
Animated by the holy duty imposed upon us, and determined to bear manfully all the sacrifices inseparable from an arduous war, we will march into battle with the irresistible élan of a people firmly confident in its destiny. The glorious fruits of victory shall be our reward.
Forward, with the help of God!
FERDINAND"
Proclamation by King Ferdinand, 28 August 1916, son of Infanta Antónia of Portugal, daughter of Maria II Queen of Portugal and Ferdinand II King consort of Portugal
http://www.thepeerage.com/101744_001.jpg
Antonia de Bragança e Saxe-Coburgo-Gotha by Philip de Laszlo, 1907
File:WWI Poster Rumania.jpg
«British WWI propaganda poster, welcoming Romania's decision to join the Entente. Based on earlier cartoon in Punch magazine.» http://en.wikipedia.org/wiki/File:WWI_Poster_Rumania.jpg

What King Ferdinand said it´s about Transylvania occupied by Austro-Hungarian Empire that turned for Romania Kingdom in the end of war.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cf/RomaniansInHungary1890.png/798px-RomaniansInHungary1890.png
«Distribution of Romanian majorities in the Kingdom of Hungay, according to the 1890 census» Scooter 20 (Wikipedia)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/79/Romania_territory_during_20th_century.gif
Romania since 1881 by Maartenvdbent and Spiridon Ion Cepleanu (Wikipedia)


Step by step the majority of countries and colonies was envolved by a chain of linkages:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4f/WWI-re.png/800px-WWI-re.png
«Map of the World showing the participants in World War I:
   Entente and Allies (some entered the war or dropped out later)
   Central Powers
   Neutral Countries»
Thomashwang (Wikipedia) http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Hospital_ward.jpg
British Hospital at western front
File:Mata Hari on the day of her arrest 13-2-1917.jpg
«My international connections are due of my work as a dancer, nothing else .... Because I really did not spy, it is terrible that I cannot defend myself.» Margaretha Geertruida "M'greet" Zelle MacLeod (1917), another kind of victim of the stupid war, between the poles of the monster, the bellic conflict. Raymond Poincaré, a conservative leader, President of French Republique, denied the clemency request. He was a laywer elected President in 1913, with strong anti German policies, support links with Russia, that attracted war with Germany. «After the First World War, "Poincarism" refers to his support of business and financial interests.» Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Raymond_Poincar%C3%A9, source: « J. F. V. Keiger, Raymond Poincaré (Cambridge University Press, 2002) p126». A politician of combustible to fire, without respect to Persons. He was a war supporter, a politician responsable also for the monstruosity. In that man clemency for a Person don´t exist. Human Beings must libberate from that kind of politicians that rule determinant decisions about Persons!
Another victim was a Portuguese soldier accused of the same: help Germans, because said that will help Germans. Portuguese Republic was a disaster for Portugal over other disaster (Monarchy) that created another monster: the Autocracy between 1926 and 1975. Only in 1975 Portugal have free elections!
The world war was a great disaster for Humanity, for Persons, for Europe, for Germany, for France, for Russia, for Austria, for Portugal! After a strong failure Germany and Austria were implicated again 21 years later in a second world war by monstruous leaders, with the support of the great monster Stalin. France was occupied by brutal nazism. Raymond Poincaré was not there to see him contribute to the horrible time ... humanimal force generate humanimal force, Divine and Human Love generate Love!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

UCRÂNIA IV- UCRAINA IV - UKRAINE IV

http://static4.businessinsider.com/image/52e13f356da811261240e236-1200-600/ukraine-15.jpg
Ukraine: Demonstrations for political freedom! Photo REUTERS/Alexander Demianchuk
 
Democracies need have antidotes against the poisons of disctatorships between elections or after an election. Shame cover the elected President of Ukraine that use brutal force against peaceful demonstrators or put in risk the life of demonstrators that use force against force. The berkut special forces are authocratic and terrorist forces that fired against persons. The terror that forces tried to create implicate more and more indignation from citizens! Repressive stalinistic machine over persons go on with an increase of personal, familial and group of influence power (see Taras Ilkiv, Business Insider 23-01-2014 http://www.businessinsider.com/understanding-euromaidan-2014-1).

domingo, 19 de janeiro de 2014

EROSÃO - EXESA - EROSION

http://www.jn.pt/Storage/ng1319904.jpg
«Praia de São Pedro de Maceda» foto José Carmo/Global Imagens

EROSÃO

A costeira erosão
Afecta a nobre Nação
Em tempos que já lá vão
Havia decisão e consequente acção

Para fazer face à degradação
Das dunas e suas areias em expansão
Plantou-se pinhal
Na defesa de Portugal



Comentário ao excelente texto de João Pedro Saldanha Serra «Erosão Costeira e Defesa Nacional» (http://polis-phonia.blogspot.pt/2014/01/erosao-costeira-e-defesa-nacional.html)

Erosão, erosão
Rima com desordenada construção
Que num intenso turbilhão
Invadiu a costa até mais não

INTERESSES ESTRATÉGICOS NACIONAIS - STRATEGICUS INTERESSE NATIONALIS - NATIONAL STRATEGIC INTERESTS

http://www.anna.aero/wp-content/gallery/tap-portugal-launches-flights-to-bucharest-in-romania-from-lisbon/tap-portugal-slideshow-598x300-1.jpg
http://www.anna.aero/wp-content/gallery/tap-portugal-launches-flights-to-bucharest-in-romania-from-lisbon/tap-portugal-slideshow-598x300-2.jpg
«TAP Portugal’s early morning flight was welcomed to the Romanian capital airport Bucharest Otopeni with a water cannon salute. The crew then posed for the camera to commemorate the first flight from Lisbon.»
http://www.anna.aero/2012/07/04/tap-portugal-launches-flights-to-bucharest-in-romania-from-lisbon/http://boasnoticias.sapo.pt/img/1381146249tap.jpghttp://imageshack.us/a/img805/1977/mapamundo.jpg
http://imageshack.us/a/img411/7725/tapeurope.jpg
TAP: «European and world wide flight network» Beto Chaves (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1555690)

One of the options of the Financial Assistance Program to Portugal (2011-2014) was privatizations and Portuguese Government had a timing to save the strategic assets in determinant sectors for national interest: a maximum of 90 days after September of 2011, so December of 2011.

Only in December of 2013, 2 years after the legal limit, Portuguese Government decided a proposal of law about that legal commitment. The Government talk about oposition from Troika and deep analysis near European Commission and European legal praxis. Don´t have any explanation, only the fault about defense of Natinal interest!

«Interesse» in Latin (interest) means «inter» «esse», «between» «to be», «to be or lie between» (http://en.wiktionary.org/wiki/interesse). And between timing and now persons like António Borges (PSD and Government consultant) and José Luís Arnaut (jurist of PSD now in Goldman Sachs) manage business of a lot of money in sectors with strong market power, public utilities, oligopolies, cartels with easy profits, with abuses of dominant position:
- Energy (electric production and distribution: REN and EDP for China and Oman)
- Telecomunications (PT sold Vivo shares to Telefonica, distribute a lot of money to shareholders and employees and bought shares in Oi that will absorve PT in the Brazilian giant)
- Cements (Cimpor to Brazilian groups)
- Banks (BPN to Angola)
- Assurances (Fidelidade from statal Caixa Group to China)
- Transports (high profitability of airports management of ANA to France)
- Postages (CTT to USA, Goldman Sachs and it clients)

Waiting for a potential privatization:
- Transports (Aerian transports, TAP)
- Water and Environment (Águas de Portugal, ...)

Portuguese Government talk about Energy, Transports and Communication in it vacuum of defence of Nation! It´s a Goovernment of other interests, like external interests. What for this that PSD wanted win political power in 2011? And CDS is a cumplice political party in this disaster!

Where is all of money of privatizations? Public debt increase a lot of thousands of millions €!!!! Political society and state still with expenses that don´t create value to Nation, worst absorbed value creation by Companies and Families! Where is the National interest?

BE CAREFUL WITH TAP DEEP LINKED TO NATIONAL STRATEGIC INTERESTS!!!!


«APROVADA PROPOSTA DE LEI SOBRE SALVAGUARDA DO INTERESSE NACIONAL EM EMPRESAS ESTRATÉGICAS» 2013-11-28 às 15:49 http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministro-da-presidencia-e-dos-assuntos-parlamentares/mantenha-se-atualizado/20131128-mpap-interesses-estrategicos.aspx:


«O Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei que autoriza o Governo a criar um regime de salvaguarda de ativos estratégicos essenciais para a defesa e segurança nacional e para a segurança do aprovisionamento do País em serviços fundamentais para o interesse nacional, nas áreas da energia, transportes e comunicações. Esta salvaguarda será feita através da avaliação das operações de que resulte o controlo, direto ou indireto, sobre empresas portuguesas estratégicas por entidades de países de fora da União Europeia.
O Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, afirmou que o Governo passa a poder desencadear um procedimento de oposição às privatizações num prazo de 30 dias, sendo depois notificados os detentores dos ativos, e no prazo de 60 dias o Governo tem de tomar uma decisão final sobre a privatização. A oposição do Governo torna «nulo e totalmente ineficaz» o negócio.
O Ministro referiu que «esta matéria teve desde o início a oposição da troika, e continua a ter», por entender que este regime de salvaguarda seria «uma segunda maneira de repor as golden share». Chamam-se ações douradas (golden shares) a disposições contratuais que permitem ao Estado determinar decisões relevantes de empresas nas quais possui apenas uma pequena quantidade de ações, e foram eliminadas em 2011, na sequência de uma decisão do tribunal da UE.
Contudo, este não é o entendimento do Governo, afirmou Marques Guedes, que acrescentou que a aprovação da proposta ocorreu depois de «uma profunda analise» que envolveu a consulta à Comissão Europeia, à jurisprudência dos tribunais e à legislação comparada de outros países.
É assim dado cumprimento à disposição pela qual a Assembleia da República incumbiu o Governo de estabelecer o regime de salvaguarda de ativos estratégicos em sectores fundamentais para o interesse nacional, procurando seguir legislações similares aprovadas por outros Estados-Membros da União Europeia, bem como respeitar a jurisprudência dos tribunais europeus nesta matéria.»