José Sócrates, Teixeira dos Santos, Passos Coelho, Vítor Gaspar têm menor responsabilidade que Maria Luís Albuquerque na escandalosa questão das SWAP?
Que repulsiva promiscuidade
Interesses de grupo, Estado e cidade
Sem qualquer travão de incompatibilidade,
A Nação não interessa, nem a sua posteridade
A SUDOESTE (SW) ABSORVE-SE PORTUGAL
COM UMA CORRUPÇÃO TAL
QUE A PARASITAGEM BEM SE MANIFESTA
PARA QUALQUER ÓPTICA HONESTA
«Anterior Governo sabia de swaps desde 2010» afirmou a actual Ministra das Finanças.
O actual Governo sabia de swaps "tóxicas" desde 2011. Estamos em Agosto de 2013 e o problema não está ainda resolvido. Todos são responsáveis, comprometidos com a "Banca" e com o financiamento de empresas públicas de transportes que desperdiçam há muitos anos muito dinheiro. O Metro do Porto e os seus oportunistas e a CP com constantes greves e gestões públicas ruinosas, são exemplos que nos indignam há muitos anos.
Vítor Gaspar afirmou na Comissão Parlamentar em 30-7-2013 http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=670337&tm=9&layout=123&visual=61:
«(...) Não há qualquer espécie de dúvidas e seria ridículo argumentar o contrário, que alguém como dirigente de uma empresa pública que contratou produtos derivados, que tiveram de resto bom resultado na contenção de custos de financiamento e riscos, desconhecia a questão na sua generalidade. Não só não desconhecia, como a conhecia, conhecia e bem. E é uma pessoa que pode ser considerada perita nesta matéria.»
Carlos Costa Pina, por sua vez afirmou acerca da reunião entre Teixeira dos Santos e Vítor Gaspar em 18-6-2013 (23-7-2013):«[tive a] oportunidade de mencionar ao dr. Vítor Gaspar o tema dos IGRF [instrumentos de gestão de risco financeiro] e, a propósito deste, ouvir ao dr. Vítor Gaspar a referência expressa – também já confirmada pelo próprio – à circunstância de a questão da Metro do Porto merecer uma atenção especial, em virtude de saber que alusões à mesma haviam sido suscitadas com preocupação por parte da dra. Maria Luís Albuquerque»
Rui Rio, Presidente da Câmara do Porto (PSD) em entrevista à RTP (30-7-2013 http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=670528&tm=9&layout=122&visual=61) afirmou ...
... acerca da actual Ministra das Finanças (PSD):
- «Se vivêssemos numa democracia adulta, uma pessoa que não diz a verdade toda, e pelo menos isso é certo que ela fez, não devia ocupar o cargo (...). Se fosse primeiro-ministro evidentemente não seria ministra das Finanças»
- «(...) Conduz uma batalha política contra a questão dos ‘swap’, leva à demissão, por exemplo, do engenheiro Juvenal Peneda e ela própria, que os fez na Refer, não sai do Governo e é promovida. Isto não faz sentido, não é justo (...)»
- A minha experiência é muito má, a minha avaliação, relativamente às suas capacidades, sinceramente, é muito má.
... acerca do candidato do PSD à Câmara do Porto:
- «Se eu viesse aqui apoiar o doutor Luís Filipe Menezes, era hipócrita. Se ficasse calado e não dissesse nada, tentando que no meu partido ninguém ficasse aborrecido comigo, eu era oportunista. Todos os dias faz promessas e promessas (...). Tenho a obrigação ética de me demarcar muito claramente do candidato que vai destruir tudo o que foi feito. Isto descredibiliza os partidos.»
- «Em Vila Nova de Gaia, em termos relativos, ainda fez pior do que aquilo que o actual Governo se queixa em relação aos seus antecessores [problema financeiro "gigantesco" para quem suceder a Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia]»
- «O candidato do meu partido fez-me mais oposição do que o Partido Socialista» «(...) tudo serviu para se demarcar daquilo que era a gestão da Câmara do Porto»
- «Tenho a obrigação de me demarcar do meu partido. Não é politicamente honesto porque o partido que durante 12 anos disse uma coisa, agora diz algo completamente diferente. (...) É possível austeridade e rigor e, ao mesmo tempo, crescimento»
Sérgio Monteiro afirmou acerca de Rui Rio como presidente da Junta Metropolitana do Porto (31-7-2013):
«A própria Junta Metropolitana do Porto é accionista da Metro do Porto,
teve ocasião na altura da aprovação dos (contratos de risco financeiro) swaps
de se pronunciar a favor ou contra e não há registo de nenhum pronúncio
desfavorável da Junta Metropolitana relativamente a isso»
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário! Tibi gratiās maximās agō enim commentarium! Thank you very much for your comment!