sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SHAME WEAKNESS ANTI-PORTUGAL (SWAP): A SUDOESTE (SW) ABSORVE-SE PORTUGAL


José Sócrates, Teixeira dos Santos, Passos Coelho, Vítor Gaspar têm menor responsabilidade que Maria Luís Albuquerque na escandalosa questão das SWAP?

Que repulsiva promiscuidade 
Interesses de grupo, Estado e cidade 
Sem qualquer travão de incompatibilidade,
A Nação não interessa, nem a sua posteridade

A SUDOESTE (SW) ABSORVE-SE PORTUGAL
COM UMA CORRUPÇÃO TAL
QUE A PARASITAGEM BEM SE MANIFESTA

PARA QUALQUER ÓPTICA HONESTA


«Anterior Governo sabia de swaps desde 2010» afirmou a actual Ministra das Finanças.

O actual Governo sabia de swaps "tóxicas" desde 2011. Estamos em Agosto de 2013 e o problema não está ainda resolvido. Todos são responsáveis, comprometidos com a "Banca" e com o financiamento de empresas públicas de transportes que desperdiçam há muitos anos muito dinheiro. O Metro do Porto e os seus oportunistas e a CP com constantes greves e gestões públicas ruinosas, são exemplos que nos indignam há muitos anos. 

Vítor Gaspar afirmou na Comissão Parlamentar em 30-7-2013 http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=670337&tm=9&layout=123&visual=61:

«(...) Não há qualquer espécie de dúvidas e seria ridículo argumentar o contrário, que alguém como dirigente de uma empresa pública que contratou produtos derivados, que tiveram de resto bom resultado na contenção de custos de financiamento e riscos,  desconhecia a questão na sua generalidade. Não só não desconhecia, como a conhecia, conhecia e bem. E é uma pessoa que pode ser considerada perita nesta matéria.»

Carlos Costa Pina, por sua vez afirmou acerca da reunião entre Teixeira dos Santos e Vítor Gaspar em 18-6-2013 (23-7-2013):
«[tive a] oportunidade de mencionar ao dr. Vítor Gaspar o tema dos IGRF [instrumentos de gestão de risco financeiro] e, a propósito deste, ouvir ao dr. Vítor Gaspar a referência expressa – também já confirmada pelo próprio – à circunstância de a questão da Metro do Porto merecer uma atenção especial, em virtude de saber que alusões à mesma haviam sido suscitadas com preocupação por parte da dra. Maria Luís Albuquerque»


Rui Rio, Presidente da Câmara do Porto (PSD) em entrevista à RTP (30-7-2013 http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=670528&tm=9&layout=122&visual=61) afirmou ...
... acerca da actual Ministra das Finanças (PSD):
- «Se vivêssemos numa democracia adulta, uma pessoa que não diz a verdade toda, e pelo menos isso é certo que ela fez, não devia ocupar o cargo (...). Se fosse primeiro-ministro evidentemente não seria ministra das Finanças»
- «(...) Conduz uma batalha política contra a questão dos ‘swap’, leva à demissão, por exemplo, do engenheiro Juvenal Peneda e ela própria, que os fez na Refer, não sai do Governo e é promovida. Isto não faz sentido, não é justo (...)»
- A minha experiência é muito má, a minha avaliação, relativamente às suas capacidades, sinceramente, é muito má.

... acerca do candidato do PSD à Câmara do Porto:
- «Se eu viesse aqui apoiar o doutor Luís Filipe Menezes, era hipócrita. Se ficasse calado e não dissesse nada, tentando que no meu partido ninguém ficasse aborrecido comigo, eu era oportunista. Todos os dias faz promessas e promessas (...). Tenho a obrigação ética de me demarcar muito claramente do candidato que vai destruir tudo o que foi feito. Isto descredibiliza os partidos.»
- «Em Vila Nova de Gaia, em termos relativos, ainda fez pior do que aquilo que o actual Governo se queixa em relação aos seus antecessores [problema financeiro "gigantesco" para quem suceder a Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia]»
- «O candidato do meu partido fez-me mais oposição do que o Partido Socialista» «(...) tudo serviu para se demarcar daquilo que era a gestão da Câmara do Porto»
- «Tenho a obrigação de me demarcar do meu partido. Não é politicamente honesto porque o partido que durante 12 anos disse uma coisa, agora diz algo completamente diferente. (...) É possível austeridade e rigor e, ao mesmo tempo, crescimento»

Sérgio Monteiro afirmou acerca de Rui Rio como presidente da Junta Metropolitana do Porto (31-7-2013): 
«A própria Junta Metropolitana do Porto é accionista da Metro do Porto, teve ocasião na altura da aprovação dos (contratos de risco financeiro) swaps de se pronunciar a favor ou contra e não há registo de nenhum pronúncio desfavorável da Junta Metropolitana relativamente a isso»

Maria Luís Albuquerque na audição (25-7-2013): «O problema criado nas empresas públicas não é (...) resultado da contratação de swaps em si própria, mas da forma como esses instrumentos foram utilizados, em muitos casos, para constituir fontes de financiamento ou para artificialmente reduzir custos e melhorar resultados no curto prazo, à custa da assumpção de riscos futuros muito significativos.»


Vítor Gaspar:
«É um padrão de comportamento em que são assumidos compromissos que permitem a diminuição de custos no imediato e, no caso de empresas públicas, melhorar de forma imediata as contas das empresas, por contrapartida com a assumpção de riscos financeiros muito substanciais [no futuro] (...) O facto de serem pagos amanhã, mais tarde, serviu de argumento suficiente para a desvalorização dos custos, que oneram os contribuintes e penalizam as gerações futuras»

O PROBLEMA É A ETERNA PROMISCUIDADE ENTRE O ESTADO, A BANCA, OS OLIGOPÓLIOS, AS OLIGARQUIAS E OS CARTÉIS A NÍVEL EUROPEU.QUE FIZERAM ESTES RESPONSÁVEIS FINANCEIROS PAGOS PELO ESTADO EM NOME DA NAÇÃO PARA A DEFENDER?

O ESTADO TEM SERVIDO PARA ALIMENTAR INTERESSES MUITO DESFASADOS DOS DA NAÇÃO!
OS SEUS AGENTES ESTÃO MAIS OU MENOS SUJOS NESSES PROCESSOS EM TOTAL DESRESPEITO POR PORTUGAL, PORQUE EXISTE UMA DEBILIDADE ÉTICA E CULTURAL NAS ELITES CORRUPTAS QUE SE MOVIMENTAM EM PORTUGAL, SEM QUALQUER TRAVÃO EM TERMOS DE INCOMPATIBILIDADE DE FUNÇÕES, DE INTERESSES!

O ÚLTIMO SUSPEITO É UM RECENTE SECRETÁRIO DE ESTADO DA MINISTRA DAS FINANÇAS, QUE ESTEVE LIGADO AO CITI GROUP E ÀS SWAP. QUE TAL CRIAR INCOMPATIBILIDADE ENTRE GRUPOS FINANCEIROS E POLÍTICA EM TODA A EUROPA? NÃO HÁ PERÍODO DE «NOJO», PARA CITAR UM SUSPEITO AGENTE NA CADEIA DE VALOR DA CONSTRUÇÃO (O EX-MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, JORGE COELHO), QUE RESISTA À TOTAL INCOMPATIBBILIDADE DE DEFESA DE INTERESSES DE GRUPO E DE DEFESA DA NAÇÃO, POR SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA!

http://www.euribor-rates.eu/includes/er-rentegrafiek15.jpg
Taxas euribor a 12 meses 1999-2013 (http://pt.euribor-rates.eu/euribor-taxa-12-meses.asp)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário! Tibi gratiās maximās agō enim commentarium! Thank you very much for your comment!