sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MONOPÓLIO - MONOPOLIUM - MONOPOLY

Ficheiro:Airport Lisbon a.JPG
«Aeroporto de Lisboa» fotografia de Antonio De Lorenzo (Wikipedia) Creative Commons http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt

A ANA detinha um monopólio público em Portugal de gestão dos aeroportos. Com o Programa de Assistência Financeira ao País foi alienado o seu capital à VINCI (que já detinha a LUSOPONTE com a presença na sua gestão do incompatível Ferreira do Amaral, ex-Ministro das Obras Públicas do PSD, quando Aníbal Cavaco Silva era Primeiro-Ministro) e a concessão pelo Estado Português para diminuir a dívida e défice públicos, tendo participado na sua negociação a actual Ministra das Finanças. Tudo «laranja», tudo PSD.

Como já aqui tínhamos referido e era de esperar,
As rendas do monopólio iriam aumentar
O turismo de Lisboa e a TAP iriam suportar
Mais um negócio fácil que a Nação vai prejudicar!

Hermínio Saraiva no Diário Económico de 8 de Agosto de 2013, no seu trabalho «Novo aumento das taxas em Lisboa custa 1,3 milhões à TAP» evidencia essa situação de parasitagem que teve como contrapartida milhões de euros absorvidos por um Estado e uma Sociedade Política não reformados até agora e que vai prejudicar LISBOA como destino turístico:
«A ANA-Aeroportos de Portugal vai aumentar em 4,4% as taxas aeroportuárias cobradas às companhias aéreas e passageiros no aeroporto de Lisboa. (...) um custo de seis milhões de euros por ano, dos quais 2,5 milhões serão pagos pelas companhias (...) a TAP, que responde por cerca de 55%  do tráfego, poderá ter um custo anual acrescido de 1,37 milhões de euros.
(...) Associação de Turismo de Lisboa (ATL) repudia (...) aumentos (...) "um aproveitamento injustificado" por parte da ANA (...) depois de terem sido revistas em 4,37% em Junho deste ano (...).
Em declarações à Lusa, Vítor Costa, director-geral da ATL, diz que "aplicar um aumento e tornar mais cara a acessibilidade a Lisboa, numa altura em que alguns dos mercados principais, como Espanha e Itália, estão em crise, é um suicídio (...) vai afectar dramaticamente a competitividade de Lisboa" e poderá ditar a saída de companhias ou de ligações aéreas da Portela.
Esta foi aliás uma ameaça deixada pela Associação Representativa das Empresas de Navegação (RENA), em Fevereiro, quando a ANA iniciou a consulta para rever as taxas. Na altura, Paul Geisler, presidente da RENA, disse ao Diário Económico que a confirmaram-se aumentos anuais na ordem dos 10% "alguns [dos seus membros] equacionam mesmo abandonar ou reduzir os espaços nos principais aeroportos portugueses".»


http://images.amazon.com/images/P/B00002MZ5E.01._SCMZZZZZZZ_.jpg«Lisboa à Noite» Teresa - «Jet Society» (http://www.youtube.com/watch?v=pd9Hxkq8gfM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário! Tibi gratiās maximās agō enim commentarium! Thank you very much for your comment!