Baixos relevos do Hotel Ritz em Lisboa que representam a América e a Europa
«Even as we protect our people, we should remember that today’s world presents not only dangers, but opportunities. To boost American exports, support American jobs, and level the playing field in the growing markets of Asia, we intend to complete negotiations on a Trans-Pacific Partnership. And tonight, I am announcing that we will launch talks on a comprehensive Transatlantic Trade and Investment Partnership with the European Union – because trade that is free and fair across the Atlantic supports millions of good-paying American jobs.»
Barack Obama, President of United States of America - State of the Union speech 2013-02-13
O Embaixador da União Europeia nos Estados Unidos da América (EUA), João Vale de Almeida, declarou (13-02-2013) a propósito da «Transatlantic Trade and Investment Partnership with the European Union» referida pelo Presidente no seu discurso sobre o Estado da União:
«Como certamente o fará mais tarde e com maior autoridade ainda o Presidente da Comissão Europeia que tem sido o seu maior promotor, em cooperação directa com o Presidente Obama, quero salientar a importância económica e política deste futuro acordo entre os dois principais blocos comerciais do mundo (...) quando concluído, este acordo possibilitará a criação de um mercado de 800 milhões de consumidores, promoverá o crescimento económico e o emprego sem criar défice nem dívida e reforçará a capacidade de europeus e americanos determinarem a governação económica global.
Temos pela frente uma negociação difícil e dura, mas temos também uma oportunidade histórica. Como embaixador da União Europeia não posso deixar de me regozijar pela boa preparação deste dossiê no último ano e pelas perspectivas que se abrem para os próximos meses.»
É uma excelente novidade e uma muito bem vinda «oportunidade histórica», como referiu o excelente diplomata João Vale de Almeida, para os EUA, para a União Europeia e para Portugal!
As exportações de Portugal para os Estados Unidos da América (EUA) tiveram um importante incremento em 2012 (19,8%) e esta Parceria poderá aumentar a interacção económica entre os dois Países no futuro.
A partir dos dados do INE recentemente publicados, construímos estes quadros e gráficos que manifestam a relação comercial entre os EUA e Portugal em 2012, por comparação com 2011.
É evidente a importância dos produtos refinados do petróleo do Grupo GALP ENERGIA (80,9% do aumento das exportações), mas salientam-se também a Cortiça da CORTICEIRA AMORIM, os Têxteis, o Vestuário e o Calçado (Moda), os Produtos Químicos, os Produtos Minerais Não Metálicos e o Equipamento Eléctrico.
A partir dos dados do EUROSTAT construímos este quadro que evidencia a importância do Mercado dos Estados Unidos da América para a União Europeia e para Portugal, que aumentou a sua quota parte nas Exportações de bens no seio da União (de 0,57% para 0,64%) e teve um dos maiores aumentos, tanto em termos relativos como absolutos:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário! Tibi gratiās maximās agō enim commentarium! Thank you very much for your comment!