Finnaly a very interesting and integrated project about Roman Lisbon: OLISIPO!
OLISIPO - PORTUGAL ROMANO.COM http://www.portugalromano.com/2013/11/documentario-fundeadouro-romano-em-olispo/«Ao longo dos últimos meses o projecto Portugal Romano em parceria com a ERA Arqueologia tem vindo a desenvolver um documentário sobre Olisipo.
O documentário apresenta os trabalhos arqueológicos que levaram à identificação de um fundeadouro romano, na actual praça D. Luís I e as suas ligações na vida portuária da antiga cidade romana.
O filme, da autoria de Raul Losada, é um trabalho, em muito aspectos inédito e inovador no panorama audiovisual português sobre a temática da arqueologia.» http://documentariofundeadouroromano.wordpress.com/2013/07/31/nota-divulgacao-video-promocional-documentario-fundeadouro-romano-em-olisipo/
http://documentariofundeadouroromano.wordpress.com/
«A cidade romana de Olisipo em 3D» Raul Losada (http://documentariofundeadouroromano.wordpress.com/2013/11/22/a-cidade-romana-de-olisipo-em-3d/) Novembro 22, 2013:
«Propusemo-nos a criar uma proposta recriação histórica da cidade romana de Olisipo para o documentário… Trata-se de uma imagem de como teria sido a cidade, os seus monumentos, o seu porto…Trata-se de uma imagem inédita. Nunca se representou mesmo que em forma de proposta a cidade de Olisipo.
Durante seis meses consultaram-se varias publicações cientificas e reunimos com muitos arqueólogos e investigadores com trabalhos realizados na cidade de Lisboa.
O trabalho de pesquisa resultou numa imagem impressionante em 3D da cidade romana de Olisipo
O trabalho de recriação histórica em 3D é da autoria de César Figueiredo, um dos membros da equipa que produz este documentário.
É um trabalho de pesquisa e interpretação das varias estruturas conhecidas na cidade de Lisboa em período Alto-Imperial (século I-III d.C.) e a recriação de o que poderá ser expectável nas varias opiniões sobre o urbanismo na cidade romana de Olisipo.
Embora o 3D assente numa proposta teórica, há inúmeros aspectos que seguem criteriosamente os conhecimentos científicos que se tem até ao momento sobre Olisipo.
Este trabalho não é apenas uma representação imaginária, é muito mais do que isso. É o cruzamento de todo o conhecimento científico sobre a cidade num modelo que embora seja uma interpretação teórica, tem de facto uma base científica que assenta em dados arqueológicos, em modelos de arquitectura passíveis de terem existido mesmo que os originais tenham tido características diferentes e, obviamente nos conhecimentos que se foi adquirindo César Figueiredo no que respeita à representação do passado.»
«(...) A tarefa mais hercúlea devido ao desafio enorme que me está a proporcionar, bem como aos vários colaboradores e arqueólogos, é a recriação integral da cidade de Lisboa em época romana. Os vários estudos arqueológicos permitem neste momento ter uma ideia
sobre o aspecto da cidade, a sua dimensão
e urbanismo. A localização dos principais edifícios, o teatro, o fórum, os edifícios termais, o circo e a muralha, permitem pela primeira vez ensaiar um vasto modelo 3D do
aspecto de Olisipo.
A realização deste enorme trabalho vai permitir a todos os espectadores ter uma visão nunca antes vista sobre o Portugal romano e é a primeira vez que está a ser realizado um projecto tão ambicioso como este. A minha tarefa é a de levar a ilustração
cientifica e a visualização de património a todos que a queiram ver e, através dela, terem uma interpretação credível daquele passado.»
César Figueiredo
https://documentariofundeadouroromano.wordpress.com/2015/10/02/estreia-do-documentario-fundeadouro-romano-em-olisipo/
ResponderEliminarOs interessados em assistir a estreia do documentário deverão responder e confirmar a presença através do email: estreiadocfundeadouro@gmail.com
O numero de convites disponíveis é limitado a capacidade da sala.