Juan Manuel Santos, actual and liberal President of Colombia trying to win again the election ...
The Conservative Party have again a Woman as candidate, Marta Lucia Ramirez after Noemí Sanín
Recently Noemí defended the position of Colombia in Caribbe against Nicaragua will of expansion
Noemi Sanin as Minister of Communications (1984)
Continuamos a apresentação de propostas dos candidatos (http://lainfo.es/pt/2014/04/24/em-profundidade-a-proposta-dos-cinco-candidatos-presidenciais-colombia/):
«Educação
Marta Lucia Ramirez:
Mais formação para professores e rigorosa selecção de pessoal com trabalho público. Estabelecimento e institucionalização do bilinguismo através de lei. Educação livre para os estudantes nos níveis um e dois de SISBEN; e para os que cumprem o serviço militar obrigatório, dotação de recursos. Incentivo à Criação Campesina com Outorgamento de Universidade, com universidades públicas e garantir a sustentação da sua infra-estrutura básica, serviços de utilidade pública e telecomunicações internas. Integração do Sena com o Ministério da Educação Nacional.
Oscar Iván Zuluaga:
Estabelecer jornada de trabalho de educação entre as 8h e as 16h, em todas as instituições públicas; onde a comida é garantida para todas as condições de trabalho dos professores e estudantes. Melhorar bolsas de estudo para leitura especializada, escrita, matemática, ciência e educação bilíngue. Formação técnica desde o início da educação em escolas de ensino médio, com o apoio do Sena, cujo orçamento será reforçado com 1,5 biliões de pesos. Criação para garantir ensino superior para todos os graduados de Colômbia.
Enrique Peñalosa:
Melhorias na remuneração e formação de professores. Construção de mais escolas em todo o país cujas instalações cumprem as condições climáticas do zona. Gerar para melhorar a cobertura e acesso ao ensino superior, tanto para a escala técnica como para universitária. Fiscalização dentro das universidades para evitar a propagação das “universidades de garagem”.
Clara López:
Assegurar a educação gratuita em todas as instituições públicas do país; desde a pré-escola até à formação universitária. Incrementar o orçamento da educação para melhorar as condições de trabalho e salários dos professores; e o fornecimento de todas as ferramentas tecnológicas necessárias. Implementação de um programa de alimentação para crianças estudantes.
Juan Manuel Santos:
Aumento do orçamento para fornecer educação para crianças dos sectores mais vulneráveis da sociedade colombiana. Promover a excelência educacional nos níveis primários de educação como base fundamental para melhorar a qualidade. Isto inclui a melhoria das condições salariais de professores. Melhorar a infra-estrutura nas instituições de ensino que são da responsabilidade do Estado colombiano. Criação da Superintendência de Ensino Superior, para garantir a qualidade
Ambiente
Marta Lucia Ramirez:
Definir as áreas consideradas como reservas naturais e proibir a sua utilização para fins industriais. Garantir mineração sustentável e respeitadora do meio ambiente. Criação de um comité de especialistas para desenvolver estratégias e propostas para reduzir o impacto nas plantas da mudança climática. Construção para tratamento de esgotos e canalização séptica. Promoção de poços e promulgação de uma lei para proteger os mouros colombianos.
Oscar Iván Zuluaga:
Dentro de sua agenda não apresenta propostas ambientais; no entanto, propõe o desenvolvimento de políticas que promovam a mineração com respeito da natureza. Impulsionar mecanismos para proteger rios e florestas, graças ao relançamento do programa Famílias Warden, cujo principal objectivo é o fortalecimento dos espaços naturais em áreas rurais.
Enrique Peñalosa:
Transformação urbana em direcção a uma cidade sustentável; transporte alternativo para reduzir contaminação. Desenvolvimento e promoção de programas para garantir a preservação dos mouros, florestas, bosques e espaços aquáticos. Fortalecer a Unidade de Parques Nacionais e depuração da Corporações Regionais Autónomas (CAR) para eliminar corrupção e pressões políticas das mesmas. Estabelecer um plano para turismo ambiental sustentável.
Clara Lopez:
Criação de um nível superintendente para controlar o investimento do Estado para a conservação dos recursos naturais da Colômbia. Melhorar a qualidade de vida da população através de planos para a preservação da água.
Juan Manuel Santos:
Não fornece um ponto específico sobre propostas para o meio ambiente; mas, em seu programa de governo anterior contemplava a protecção dos ecossistemas, com disposição estratégica dos “serviços ambientais” e utilização sustentável dos recursos naturais com respeito à terra equitativa e à biodiversidade. Distribuição e gestão políticas para preservação da água.
Segurança
Marta Lucia Ramirez:
Revigorar os “Soldados e polícias Meu povo", onde os jovens em serviço militar garantam a segurança do município onde residem. Recuperar a “segurança democrática” e estabelecer penas de prisão perpétua para aqueles que cometem crimes de natureza sexual ou são responsáveis por atacar outros com ácidos nocivos. Criação da “Gendarmaria”, ou seja, um policial militar cidadã. Uso de “câmaras, sensores, redes de cidadãos e tecnologias de informação para detectar e responder a ameaças contra cidadãos “
Oscar Iván Zuluaga:
Melhorar o nível de salário para os soldados e policiais, bem como garantir a sua saúde e casa própria ideal. Criação da Justiça Comunitária, onde os habitantes de uma determinada área estão autorizados a conceder autoridade temporária para uma pessoa capaz de administrar a justiça em seu comunidade.
Enrique Peñalosa:
Prevenir o crime por meio de actividades culturais para os jovens, desporto, educação e emprego. Melhoria da iluminação em espaços públicos e aumento do uso de câmaras de segurança nessas áreas para criar as condições de segurança para as penalidades severas de cidadania. Impulsionar para as pessoas que têm repetidas actividades criminosas a construção de mais prisões; além de melhorar as infra-estruturas e capacidade das forças existentes. Fortalecer militares para combater o crime nas cidades.
Clara Lopez:
Concluir com sucesso as negociações de paz que acontecem em Havana. Aplicar a paz sustentável “pós-conflito”. Criação de um plano de emergência humanitária para apoiar os municípios afectados pelo conflito armado.
Juan Manuel Santos:
Aumento da polícia e presença militar nas cidades para combater queixas furto, roubo e homicídios de cidadãos. Incentivar qualquer actividade criminosa com planos de segurança para a combater. Combater crimes como extorsão ou roubos electrónicos. Fortalecer um pacto de segurança pública para a Procuradoria colombiana e Poder Judiciário melhorar em termos de punições e sanções.»
PEACE for Colombia is an argument that Juan Manuel Santos try to show to Persons of Colombia ... we hope that Democraty in Colombia show to the World how is possible Liberty rule the dialectical forces in action and reaction ...
Ingrid Bettancourt, victim of FARC in 2002, liberated in 2008, still outside the political action in Colombia despite the communicated possibility, not confirmed, of her intervention in the elections of 2014.
Muchas gracias Vicente por tu comentario interesante sobre nuestra querida Colombia y el uso del referéndum como un instrumento de la tiranía. He visitado tu blog me gusta. Felicitaciones. Paz para Colombia es un proceso vital y muy compleja de la integración democrática de personas vinculadas a la tiránica FARC.
ResponderEliminarSaludos