sexta-feira, 1 de maio de 2015

DIALÉCTICA - DIALECTICA - DIALECTIC

https://ilblogdellasci.files.wordpress.com/2014/06/paracelso_fig_vol2_017480_001.jpg
«Dosis sola facit, ut venenum non fit.» - Paracelsus «Dritte defensio» (1538)

A realidade é dialéctica, com resultantes de venenos e antídotos, corpos e anti-corpos, matéria e antimatéria, pólos negativos e positivos, altas pressões e baixas pressões, atracção e repulsão, et cetera.

Nas dimensões materiais Newton, por exemplo, captou muito bem essas «leis», quando levou com a maçã caída do Paraíso poderia ter exclamado «isso é grave» ... «gravidade» resultante da rotação! Mas as dialécticas sociais, psicológicas e espirituais são mais complexas ... que se manifestam por exemplo na relação entre o Amor e o poder ... O espaço divino é dialéctico? O inteligente e luminoso «anjo de luz» tinha só vontade de poder, porque não sentia Amor ... a negatividade gera a negatividade e o Amor gera o Amor ... leis mais complexas ... A LIBERDADE TEM COMO LIMITE A PRÓPRIA LIBERDADE para a própria Pessoa, para as outras Pessoas. A Liberdade tem uma proofunda amiga, a RESPONSABILIDADE.

Proibir enquanto o Ser não está em condições de realizar a sua Liberdade real e é ainda potencial, como uma criança? O tabaco foi inoculado na Sociedade por interesses, num processo objectivo-subjectivo, tal como as bebidas alcóolicas ou as outras drogas mais leves ou mais pesadas, abutres sempre atentos à espera das suas vítimas vulneráveis. A resposta penso que é a regulação por parte da Sociedade, por via do Estado. Para além de proibir o tabaco em situações óbvias, como todos os factores de poluição, não seria importante acabar com os cigarros cheios de aditivos e só permitir tabaco sem esses aditivos e em doses que não o tornem um veneno e criar as condições sociais para ir ao fundo dos problemas e tendências de criação de uma Sociedade de Bem Estar e Bem Ser, através do aprofundamento da Democracia, das sinergias e empatias entre a Sociedade Civil, a Sociedade Política que a representa e o Estado que as deve servir?

Desde a criação dos micro organismos na Terra (pensam que é por acaso as cadeias de causa e efeito que originaram a Vida na Terra, com as condições ideiais para a sua existência?) até às Mulheres e aos Homens, às Pessoas, existe uma longa e difícil evolução dialéctica, que explica as dimensões limitadas ainda existentes, mas também o imenso potencial da Humanidade, que nós Socialistas e Democratas acreditamos que vai ser realizado no Socialismo (não o «real», mas o real, com Liberdade real).

Jesus Cristo enfrentou o poder político religioso judaico, hipócrita, e perante o «dever ser» afirmou o primado do Ser, do Amor e orientou-nos para sermos verdadeiramente Livres! Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário! Tibi gratiās maximās agō enim commentarium! Thank you very much for your comment!