http://www.studentshow.com/gallery/19063413/ARA-Logo-design
Ara Macao with the colours of COLOMBIA, the basic colours that create all colours https://pixabay.com/en/macaw-colombia-colorful-animal-ave-1216833/
2013: kick off of ARA brand in COLOMBIA ...
ARA: Há 3 anos que por via desta marca, o Grupo Jerónimo Martins está a contribuir para o Desenvolvimento da Colômbia!
«Três anos após o arranque da actividade do grupo Jerónimo Martins na Colômbia, a cadeia de supermercados Ara conta com 142 lojas e dois centros de distribuição, resultantes de um investimento acumulado de 120 milhões de euros.
Atualmente, o grupo detém 142 lojas na Colômbia, 101 na região do Eixo Cafeteiro e 41 na Costa do Caribe e espera atingir as 600 unidades em 2018.
Ao todo, a Ara está presente em 69 localidades na Colômbia e o investimento acumulado (CAPEX) entre 2012 e 2015 ronda os cerca de 120 milhões de euros.
No ano passado, as vendas da cadeia de supermercados Ara ascenderam a 122,5 milhões de euros.
Por ocasião dos três anos de atividade da Ara, a Jerónimo Martins organiza uma 'field trip' (viagem) de analistas e investidores na Colômbia, entre 14 e 16 de março.
A dona do Pingo Doce pretende alargar a expansão das suas lojas para uma terceira região, nos arredores de Bogotá, capital da Colômbia, o que deverá acontecer "ainda este ano", de acordo com o grupo.
Na apresentação de resultados do grupo relativos a 2015, o presidente da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, disse que a empresa pretende abrir "entre 70 a 100 lojas" Ara este ano, contando com um investimento de 100 milhões de euros para a Colômbia.
"Na Colômbia temos hipóteses de fazer algumas aquisições", acrescentou, na apresentação dos resultados anuais, no início do mês.
Para Pedro Soares dos Santos, a Colômbia é uma "surpresa cada vez mais agradável" e apontou duas razões: "Gostam de gente que invista no país e adoram a iniciativa privada" que produza emprego.
"Sinto-me muito bem neste país [Colômbia] ", acrescentou.
Actualmente, a Ara emprega cerca de 1.700 pessoas.» http://economico.sapo.pt/noticias/grupo-jeronimo-martins-completa-tres-anos-na-colombia_244767.html
«Field Trip to Colombia» Barranquilla, Cartagena 15 & 16 March (2016)
http://www.jeronimomartins.pt/media/664387/presentation_colombia_2016_site.pdf
Message from the Chairman and CEO Pedro Soares dos Santos,
Lisbon, 28 April 2016
«In Colombia, where we opened 8 stores in the quarter, the two regions continue to perform well which validates our plans to open the third region in the second half of the year.»
«Ara generated sales of €48m in the period. The Company opened 8 stores and is
building its third distribution centre in Colombia which is planned to open towards the end of this year.»
«The depreciation of the Polish Zloty and Colombian Peso reduced the Euro value of the EBITDA losses in Ara and Hebe which reached € 13m in the quarter.»
«In Colombia, Ara will move forward with its expansion plan, now focused on validating the model in the recently opened region while preparing the entrance into the next one»
Algumas passagens sobre o investimento na Colômbia no Relatório e Contas de 2015
.
«O Retalho Alimentar na Colômbia representa um mercado estimado em 61 mil milhões de dólares, com o retalho organizado a representar uma quota de mercado de aproximadamente 20%.
«2015 foi um marco histórico para a nossa operação na Colômbia. Foi o ano em que abrimos a segunda região, na Costa do Caribe, dando um sinal claro do nosso compromisso com o sucesso no país.» Mensagem do Director - Geral
Segundo dados da Nielsen, as vendas do Retalho Alimentar aumentaram 2,9% em 2015. O Retalho Tradicional cresceu 1,4%, muito abaixo da evolução extraordinária do Retalho Moderno com um crescimento de 5,1%. No segmento dos Supermercados, a região que apresentou maior crescimento foi a do Atlântico com um aumento de 13%, seguida pela região do Eixo Cafeteiro com uma subida de 6%.
Durante o ano de 2015, verificou-se um menor número de abertura de lojas no Retalho Moderno, um total de 197 novas lojas abertas em 2015, face a 318 aberturas em 2014. O formato que registou o maior número de aberturas no retalho organizado foi o dos Discounts, com 179 novas lojas, o que representa 91% do total de lojas abertas, seguindo-se o dos Supermercados com 18 novas lojas. A destacar ainda o facto de não ter aberto qualquer hipermercado em 2015.
A rápida expansão do formato Hard Discount em novas regiões da Colômbia trouxe um dinamismo extra ao mercado de Retalho e aumentou as opções dos consumidores.»
«Em 2015, a Ara terminou o ano com um total de 142 lojas e vendas de 122,5
milhões de euros.»